Da Folha Online
Ao investigar as convicções sobre o desenvolvimento da espécie humana, pesquisa Datafolha mostrou que a maioria crê em Deus e em Darwin. Para 59%, o homem resulta de milhões de anos de evolução, mas guiada por um ente supremo, informa reportagem de Hélio Schwartsman publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Um em cada quatro brasileiros, porém, acredita que o ser humano foi criado por Deus há menos de 10 mil anos. Para 8%, a evolução se dá sem interferência divina.
Os índices variam segundo a classe social e a educação. Quanto maiores a renda e a instrução, maior é a parcela de darwinistas e menor a de criacionistas, que dão mais peso à ação divina.
Os resultados se assemelham aos da Europa e contrastam com os dos EUA. Segundo pesquisa Gallup de 2008, lá os criacionistas somam 44%. Os evolucionistas com Deus, 36%, e os darwinistas "puros", 14%.
O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos.
***
Sobre a matéria, o Josias de Souza concluiu...
"Os pesquisadores do Datafolha foram ao meio-fio para perscrutar as convicções do brasileiro sobre a origem e a evolução do ser humano.
Descobriram o seguinte: a maioria dos patrícios (59%) crê numa combinação de Darwin com Deus.
Para esse contingente, a espécie humana resulta de milhões de anos de evolução. Processo guiado, porém, por um ente supremo.
O signatário do blog recordou-se de outra pesquisa do Datafolha, divulgada há cinco dias. Atestou que 76% dos brasileiros aprovam Lula.
Cotejando-se as duas sondagens, pode-se inferir: o brasileiro acredita mais no êxito de Lula (76%) do que no poder de Deus sobre a evolução da espécie (59%).
Assim, em respeito à memória de Darwin, é forçoso concluir: tomado pelos seus representantes brasileiros, o ser humano talvez tenha parado de evoluir."
***
É isto! Não só aprovam o Lula e acreditam em toda a corja da política nacional, como também acreditam em Papai Noel, Duendes, Coelhinhos da Páscoa... e VIVA O POVO BRASILEIRO!
Ótima PÁSCOA à todos!
Imagem: Guto Cassiano